sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Governo do PSDB usa Secretaria de Transportes para criticar adversários de Alckmin

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Transportes Metropolitanos, divulgou nota oficial para esclarecer o grande tumulto ocorrido no último dia 15/09 na estação de trem Guainazes, ocorrido a partir de novos problemas na Linha Coral da CPTM.  Os recorrentes problemas nesta linha provocaram a revolta dos usuários.
Porém, a nota de esclarecimento transformou-se numa ferramente de críticas aos adversários de Geraldo Alckmin, Aloizio Mercadante e Paulo Skaf, que criticaram duramente os problemas na CPTM e no Metrô de SP. No texto, a Secretaria de Transportes questiona o programa de governo de Mercadante na área de transportes. A nota faz críticas também ao governo federal, acusando-o de não liberar verbas para as obras da Expansão SP.
Entretanto, os esclarecimentos de problemas como o da Linha Coral da CPTM no dia 15/09 ou a paralisação das linhas verde e azul do Metrô no dia 16/09, os quais seriam o objetivo principal da divulgação da nota, estes não aparecem no texto.
Vejam:

 
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS
 
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos esclarece:
1 - Ao contrário do que disse o candidato ao Governo de São Paulo Aloizio Mercadante o tumulto ocorrido na quarta-feira (15/9), na estação Guaianazes da Linha 11-Coral da CPTM aconteceu do lado de fora e não foi iniciado por usuários. Dois envolvidos no incidente foram detidos pela Delpom, Delegacia de Polícia do Metropolitano. As investigações identificaram também um ambulante envolvido no tumulto. Cinco rojões foram arremessados contra a estação, destruindo 24 vidraças.
Além disso, o candidato diz que construirá 30km de linhas de metrô, menos da metade do que ficará com recursos alocados para a próxima gestão.
2 - Já o candidato Paulo Skaf está errado ao afirmar que a atual gestão deixará apenas 20 km de metrô contratados. Até dezembro de 2010, algumas obras já estarão em andamento e projetos para construção de 66,7 km de linhas terão recursos alocados, permitindo a conclusão das linhas até 2014.
- Expansão da Linha 2-Verde: 24 km (Vila Prudente a Cidade Tiradentes) - Recursos do Governo do Estado (orçamento) + R$ 1 bilhão da Prefeitura
- Linha 4-Amarela: 7,5 km (de Luz a Paulista e de Butantã a Vila Sonia) - Financiamento já em curso BIRD e BID
- Linha 5-Lilás: 11 km (extensão Largo 13 a Chácara Klabin) - Financiamento já em curso BIRD, BID e BNDES
- Linha 6-Laranja: 6,2 km (de Brasilândia até a Santa Marina) - R$ 500 milhões da Prefeitura + 2,5 bi do Governo do Estado (orçamento)
- Linha 17-Ouro: 18 km (Jabaquara-Morumbi) - R$ 1 bilhão da Caixa Econômica Federal, além de Recursos do Governo do Estado (orçamento), BNDES e Prefeitura.
Construir metrô em São Paulo é absolutamente diferente de construir em Xangai. Na China, o processo de desapropriação se dá em aproximadamente três semanas e sem consulta ou indenização ao proprietário, há investimentos brutais do Governo Federal, o que no Brasil não ocorre, e questões referentes ao meio ambiente não são levadas em consideração. De 2007 a 2011 serão investidos R$ 23 bilhões em transportes sobre trilhos, o maior investimento no setor já realizado no Brasil.
Portanto, é totalmente descabido comparar os dois metrôs e revela total desconhecimento do candidato sobre o processo de construção de metrô.
Em entrevista à Rede Globo, o candidato corrigiu a informação dada pela jornalista de que o Metrô tinha 31 anos. Segundo Skaf, a Companhia teria 35 anos, quando na verdade o Metrô tem 41 anos de fundação e 36 de operação.

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